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Do farelo de trigo ao morango: alimentos que ajudam no combate à hipertensão

Inimiga silenciosa: é dessa maneira que a comunidade médica costuma se referir à hipertensão. E o motivo é tão singelo quanto assustador: 90% das pessoas com pressão arterial elevada não apresentam sintomas e, como consequência, podem receber o diagnóstico só depois de sofrer um derrame cerebral ou um ataque cardíaco. Todo esse drama, ainda bem, pode ser evitado. E para isso nem é preciso se entupir de remédio, como muita gente pensa. Em boa parte dos casos, um destino melhor para os vasos sanguíneos depende do acompanhamento com o cardiologista e da escolha correta dos alimentos incluídos no cardápio.

 

Farelo de Trigo

 

O farelo de trigo oferece, além das fibras, magnésio, zinco e vitaminas do complexo B. “Esse conjunto de nutrientes têm impacto direto no relaxamento dos vasos”, diz a nutricionista Nairana Borim, do Hospital alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

 

Sugestão de consumo: salpique 2 colheres de sopa do farelo em vitaminas, frutas ou refeições salgadas.

 

Morango 

 

O morango possui um antioxidante que dá sua cor, a antocianina. “Ela atua na redução das moléculas de ldl, o mau colesterol, e no aumento do Hdl, a versão do bem, o que beneficia a circulação”, explica Nairana. “Além disso, essa substância combate o processo inflamatório envolvido nas doenças cardiovasculares”. Quem quer variar vai encontrar antocianinas de sobra em outras frutas, como amora e framboesa.

 

Sugestão de consumo: inclua cinco morangos no café da manhã ou tome o suco natural da fruta após as refeições.

 

Soja 

 

Segundo o cardiologista Marcus Malachias, a isoflavona presente na soja não se resume a apenas um bom vasodilatador. “Ela impede que fatores de agressão para as artérias, como o colesterol e a glicose, estimulem a formação de placas em sua camada interna, protegendo-as contra entupimentos”, explica o médico. Sem empecilhos em sua trajetória, o sangue flui mais facilmente e a pressão tende a permanecer na medida certa.

 

Sugestão de consumo: cozinhe 1 xícara de chá do grão e use-o como substituto do feijão ou em saladas.

 

 

Confira estes e outros alimentos indicados para o controle da hipertensão arterial em: http://saude.abril.com.br/bem-estar/7-alimentos-inusitados-que-abaixam-a-pressao/

 

Fonte: Saúde Abril

 

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