UNIDADE

MENU

NOTÍCIAS

A CHEGADA DA COVID-19


QUE VÍRUS É ESSE?

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. O novo agente do coronavírus foi descoberto no final de dezembro de 2019, após casos registrados na China.


SINTOMAS

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:

  • ·       Tosse seca
  • ·        Febre
  • ·        Dificuldade para respirar


DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da COVID-19 é realizado primeiramente pelo profissional de saúde que deve avaliar a presença de critérios clínicos:

Pessoa com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória, o que é chamado de Síndrome Gripal.

Pessoa com desconforto respiratório/dificuldade para respirar ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto, o que é chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave.


Caso o paciente apresente os sintomas, o profissional de saúde poderá solicitar exame laboratoriais:

De biologia molecular (RT-PCR em tempo real) que diagnostica tanto a COVID-19, a Influenza ou a presença de Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Imunológico (teste rápido) que detecta, ou não, a presença de anticorpos em amostras coletadas.


COMO SE PROTEGER?

As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

  • ·         Lave com frequência as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel.
  • ·         Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço ou com o cotovelo.
  • ·         Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • ·         Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa.
  • ·         Higienize com frequência os objetos
  • ·         Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • ·         Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • ·         Evite sair de casa, se puder.  
  • ·         Evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos.
  • ·         Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • ·         Utilize máscaras.


EM CASO DE ÓBITO COMO PROCEDER?

Durante a situação de pandemia, QUALQUER CORPO, de paciente que teve sintomas respiratórios independente da causa de morte ou da confirmação por exames laboratoriais da infecção por COVID-19, deve ser considerado um PORTADOR POTENCIAL.

Algumas medias precisam ser tomadas, como estar presentes no quarto ou qualquer outra área apenas os profissionais estritamente necessários e devidamente equipados.

Remover os tubos, drenos e cateteres do corpo com cuidado, devido a possibilidade de contato com os fluidos corporais. Limpar as secreções nos orifícios orais e nasais com compressas e tapar/bloquear orifícios naturais (boca, nariz, ouvido, ânus) para evitar extravasamento de fluidos corporais;

- Durante a embalagem, que deve ocorrer no local de ocorrência do óbito, manipular o corpo o mínimo possível, evitando procedimentos que gerem gases ou extravasamento de fluidos corpóreos.

- Preferencialmente, identificar o corpo com nome, número do prontuário, número do Cartão SUS, data de nascimento, nome da mãe e CPF, utilizando esparadrapo, com letras legíveis, fixado na região torácica.

- É essencial descrever no prontuário dados acerca de todos os sinais externos e marcas de nascença/tatuagens, órteses, próteses que possam identificar o corpo.

- Quando possível, a embalagem do corpo deve seguir três camadas:

  * 1ª: enrolar o corpo com lençóis;

  * 2ª: colocar o corpo em saco impermeável próprio (esse deve impedir que haja vazamento de fluidos corpóreos);

  * 3ª: colocar o corpo em um segundo saco (externo) e desinfetar com álcool a 70%, solução clorada 0,5% a 1% ou outro saneante regularizado pela Anvisa, compatível com o material do saco.


Outros passos precisam ser seguidos, por isso, para ter acesso ao material completo acesse: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/marco/25/manejo-corpos-coronavirus-versao1-25mar20-rev5.pdf .


Fonte: Ministério da Saúde.